CIRURGIA BARIÁTRICA

A Cirurgia Bariátrica consolidou-se como o melhor tratamento para o controle da Obesidade a longo prazo. Os procedimentos cirúrgicos mostraram-se eficazes para redução sustentada do peso e controle das co-morbidades, a saber: Diabetes, Hipertensão Arterial, Esteatose Hepática, distúrbios do colesterol, doenças articulares (coluna, joelhos e etc.) além de resgate de problemas psicológicos, como: depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Se você não obteve resultados no tratamento clínico da Obesidade, que tal considerar o tratamento cirúrgico como opção ?

AGENDE UMA CONSULTA

Quais procedimentos oferecemos para redução de peso

A Clínica Dr. Mauricio Emmanuel oferece equipe multidisciplinar qualificada para todos os modelos de tratamento para o controle da Obesidade, clínico (Endocrinologista), Endoscópico (Balão Intragástrico ou Sutura Endoscópica) e Cirurgia.

Disabsortiva


Com a diminuição de absorção de calorias pelo desvio do trajeto no intestino delgado, essa técnica favorece o emagrecimento rápido e em grande quantidade. Podendo diminuir até 85% do peso. Além da ajuda no controle de doenças relacionadas ao excesso de peso.

Restritiva


Reduzindo o tamanho do estômago do paciente, Essas técnicas proporcionam saciação com maior facilidade, diminuindo a quantidade de comida ingerida, e possibilitando a sensação de estômago cheio com rápidez. Para aplicação dessas técnicas, temos duas opções diferentes.

Mista


Nesta técnica, utilizamos das duas anteriores (disabsortiva e restritiva) para restringir a absorção de calorias, e diminuir a capacidade de comida no estômago a partir de um grampeamento no órgão. Podendo diminuir até 80% do peso, e controlar cerca de 86% das comorbidades.

Sutura Endoscópica


Já esta técnica consiste em, por meio da endoscopia e de equipamentos específicos, chegar ao estômago a partir da boca e grampeá-lo, sem necessidade de cortes. Diminuindo também o tamanho do estômago. Se trata de um procedimento curto e recuperação rápida.

AGENDE UMA CONSULTA

Quais os riscos da obesidade?

logotipo

A Obesidade está associada a doenças graves: Hipertensão Arterial 44%, Dislipidemia 35%, Diabetes Tipo II 33%, Apnéia do sono 17,4% e cancer 4,9%.


logotipo

Problemas sociais e de relacionamento: Depressão, baixa autoestima, ansiedade, limitações para funções profissionais e até domésticas.


logotipo

Dificuldades para realização de exercícios físicos, pois as dores e limitações estão presentes em todos os movimentos, afetando a saúde e qualidade de vida.


logotipo

RISCO DE MORTE! A Obesidade e doenças associadas prejudicam a saúde, o que resulta em prejuízo na qualidade de vida desta população.


AGENDE UMA CONSULTA

Tenha um corpo e uma rotina saudável. Com a redução de peso e acompanhamento médico, você melhora a sua QUALIDADE DE VIDA em todos os sentidos.

A longevidade e perspectiva de vida aumentam significativamente após o procedimento. Isso ocorre pela diminuição dos problemas advindos do sobrepeso.

Com rotinas saudáveis, você pode perceber melhoria em questões emocionais e psicológicas. Sendo as mudanças na vida social um dos grandes benefícios.

O processo é cuidadoso e atencioso. Prezamos pela qualidade de vida, consequentemente oferecemos o melhor atendimento pré, durante e pós cirúrgico.

O trabalho de uma equipe multidisciplinar todo voltado para você, seu bem estar e SUA SAÚDE PLENA.

Converse com nosso especialista e conheça todas as possibilidades, benefícios e melhorias que podem ocorrer em sua vida.

Agendar Consulta

Sobre o Dr. Mauricio Emmanuel

Formado em 1987 pela UFRJ, Dr. Mauricio Emmanuel especializou-se em Cirurgia Geral. Na ocasião chegava ao Brasil a Videolaparoscopia, técnica que permitia a realização de cirurgias no abdômen sem a necessidade de grandes incisões, e Dr. Mauricio Emmanuel credenciou-se ao novo método tornando-se especialista em Videolaparoscopia pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica, da qual tornou-se membro titular. Em seguida obteve o grau de Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e internacionalmente tornou-se Fellow do American College of Surgeons.


Ao final dos anos 90, chegava ao Rio de Janeiro a Cirurgia Bariátrica, e mais uma vez Dr. Mauricio Emmanuel envolveu-se com a nova técnica. Foi um dos pioneiros da videolaparoscopia na cirurgia para pacientes obesos e um dos primeiros especialistas em Cirurgia Bariátrica e Metabólica no país. Tornou-se Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e da International Federation for the Surgery of Obesity.


Laureado com o título de especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica da Associação Médica Brasileira na primeira turma de titulados, foi ainda presidente do Capítulo Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e membro da diretoria nacional por várias gestões.


A última aquisição técnica do Dr. Mauricio Emmanuel foi a Cirurgia Robótica, novo método que traz tecnologia e qualidade aos procedimentos realizados pela equipe.


É palestrante regular em eventos nacionais e internacionais de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. É responsável por publicar e apresentar trabalhos regularmente nas revistas e congressos nacionais e internacionais.


Criou a Clínica Dr. Mauricio Emmanuel há 20 anos e mais recentemente ampliou a linha de cuidado com a introdução do atendimento plural aos pacientes Bariátricos e Metabólicos no mesmo ambiente físico, denominada Clínica Multidisciplinar Mauricio Emmanuel. Os bons resultados desta abordagem se expressam com resultados excelentes em emagrecimento e manutenção dos resultados a longo prazo.

AGENDE UMA CONSULTA

O que falam do Dr. Mauricio Emmanuel

Mariana Moura Sa 


Há 7 anos eu renasci nas mãos abençoadas do Dr. Mauricio. Foram 40kg que deixei para traz e nunca mais voltaram. Tive meu terceiro filho em 2017 e 20 dias após o seu nascimento eu já estava com o corpo de antes.

E ao que devo a manutenção do meu peso?

Obedecer!!!

Obedeci a todas as recomendações da equipe. Tanto as recomendações do Dr. Mauricio, como do preparador físico, como da nutricionista!!

Eu só tenho que agradecer a todos!!

Daniela Branquinho


Dr. Mauricio Emmanuel tem mãos de anjo. Fiz a cirurgia com ele e não senti nenhuma dor no pós operatório. A equipe inteira é super atenciosa. Eu não poderia ter escolhido médico melhor!

Lorena Muniz 


Hoje eu e meu esposo completamos a primeira semana de nossas vidas. Confesso que até o 4º dia foi difícil mais venho aqui deixar meus agradecimentos ao Dr. Mauricio Emmanuel, a Dra. Juliana, a Dra. Carolina, ao Dr. Bruno e tantos outros que fazem parte dessa equipe maravilhosa !

Obrigada por toda paciência, carinho, profissionalismo. Vocês são pessoas especiais enviadas por Deus!

Entreguei não só a minha vida mais a minha família! 

Perguntas Frequentes

Sulamérica, Unimed, Bradesco e todos os convênios na modalidade de reembolso.

A Clínica do Dr. Mauricio Emmanuel oferece atendimento todos os dias da semana, entre em contato para agendar sua consulta inicial.

Após o paciente atingir a estabilização do seu peso e com exames normais, o Dr. Mauricio Emmanuel encaminha o paciente para avaliação de cirurgiões plásticos. Normalmente o plano de saúde cobre a cirurgia reparadora pós-tratamento de Obesidade Mórbida.

A definição da técnica adequada para cada paciente será realizada pelo Dr. Mauricio Emmanuel durante a consulta médica, considerando as características do paciente e o resultado de seus exames.

Não. Mas os profissionais emitem recibo para que o paciente solicite o reembolso junto ao plano.

R$ 450,00

O paciente passará pela consulta inicial com o cirurgião, e após será encaminhado para a gerente da clínica. Onde ela informará todos os custos e flexibilidades de pagamento. Mas a avaliação inicial é de extrema importância para a definição do valor, por conta das particularidades de cada paciente.

Sim. Pago proporcional ao tempo de permanência.

Denomina-se Cirurgia Bariátrica o conjunto de intervenções cirúrgicas e endoscópicas sobre o trato digestório, com o objetivo de promover o controle da Obesidade e suas co-morbidades.

Os pacientes devem fazer uma consulta inicial com um Cirurgião Bariátrico. Uma vez definido qual método de tratamento indicado, realizar exames e consultas de pré-operatório para aprovação e validação de profissionais de uma equipe multidisciplinar. Este protocolo visa identificar as condições clínicas do paciente e oferecer um preparo adequado para que, na ocasião da cirurgia, o paciente esteja em seu melhor momento clínico. Além disso a análise dos exames realizados auxilia na indicação do método mais adequado para o tratamento de cada indivíduo.

A Equipe Multidisciplinar, ou de Saúde Complementar, é parte fundamental do tratamento da Obesidade. Composta por Psicólogo, Nutricionista e Preparador Físico, esta equipe faz avaliações iniciais e transmite orientações para o paciente no seu pré e pós-operatório. Há evidência farta na literatura médica indicando que pacientes atrelados a grupos multidisciplinares não só emagrecem com melhor saúde, como também apresentam índices menores de retorno da obesidade. Todo paciente deverá realizar as avaliações com profissionais especializados, todos atuando dentro da própria clínica (mas a escolha desses profissionais fica a critério do paciente), o que gera grande conforto e otimização do pré-operatório.

A Cirurgia Bariátrica consolidou-se como a forma mais eficaz de controle do peso sustentado, o que significa a longo prazo. As estatísticas indicam que 85% dos pacientes operados, que permanecem em consultas regulares de pós-operatório, mantém-se controlados anos depois da cirurgia. Além disso o controle do sobrepeso/obesidade promove a cura ou controle das comorbidades, afastando o paciente das situações de risco que estas condições impõe aos pacientes.

A Cirurgia Bariátrica deve ser vista como uma ferramenta para o tratamento da Obesidade. As modificações provocadas pelas técnicas cirúrgicas, que ao alterar o caminho do alimento em nosso trato digestório levarão a nova sinalização hormonal, modificando a sensação de fome e saciedade dos pacientes. Também o paladar dos obesos operados sofre mudanças, o que ajuda-os a manter uma alimentação mais adequada. Estas alterações permanecem ativas ao longo do tempo, e permite que com o apoio que a equipe multidisciplinar oferece, o paciente abrace novos comportamentos visando sempre melhorar significativamente a qualidade de vida e longevidade.

Os riscos dos procedimentos cirúrgicos bariátricos realizados por centros especializados é controlado. Para surpresa de muitos, está documentado que a possibilidade de complicação em cirurgia de vesícula biliar é cerca de 4 vezes maior do que na cirurgia de Obesidade em equipes como a do Dr. Mauricio Emmanuel. Por isso, podemos afirmar que os protocolos adotados e procedimentos realizados pela equipe da clínica são rigorosos e apresentam resultados excepcionais.

A decisão de adotar a cirurgia como método de tratamento da sua doença traz compromisso e responsabilidade. Você será informado previamente de todas as demandas trazidas pela operação. Uso contínuo de suplementos vitamínicos, observância de disciplina alimentar e a adoção de algum grau de atividade física devem fazer parte da rotina dos pacientes operados, para garantir resultados duradouros. A equipe multidisciplinar do Dr. Mauricio Emmanuel cumpre papel importante neste processo de adaptação a nova vida.

No Brasil, a cobertura do plano de saúde para a Cirurgia Bariátrica está limitada às resoluções da ANS: a. Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 35 Kg/m2 e 39,9 Kg/m2, com comorbidades (doenças agravadas pela obesidade e que melhoram quando a mesma é tratada de forma eficaz) que ameacem a vida (diabetes, ou apneia do sono, ou hipertensão arterial, ou dislipidemia, ou doença coronariana, ou osteoartrites, entre outras); b. IMC igual ou maior do que 40 Kg/m2, com ou sem comorbidades.

O valor dos honorários médicos dependem da técnica cirúrgica escolhida, e o paciente toma conhecimento do orçamento no dia da consulta com o Dr. Mauricio Emmanuel. Já o custo da internação deverá ser informado após contato com o hospital escolhido pelo paciente. No caso de reembolso de despesas, em convênios não atendidos pelo cirurgião o custo da internação é pago pelo convênio do paciente ao hospital e os honorários da equipe em nossa clínica de cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro

Todas as técnicas são diferentes por acentuar: 1- Ou a restrição gástrica exclusiva (Gastrectomia Vertical ou Banda Gástrica Ajustável). 2- Ou a má absorção dos nutrientes (Cirurgias Disabsortivas). 3- Ou as técnicas mistas, onde cada mecanismo é modulado de forma customizada. Já a sutura endoscópica (Gastroplastia endoscópica) é um método pelo qual a via de acesso para tratamento não é cirúrgica, mas através da boca do paciente, por onde se introduz um dispositivo sofisticado que nos permite suturar (costurar) o órgão internamente. Ao contrário do que se noticiou, trata-se de um bom método, com indicações muito precisas mas sem a mesma potência que se obtém da tratamento cirúrgico.

Agende uma consulta

Fale com nosso especialista, e conheça todas as possibilidades para melhorar a sua rotina e qualidade de vida com a cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro.

O objetivo é lhe oferecer a possibilidade de um futuro saudável.

Entre em contato aqui


Endereço: Rua. Real Grandeza, 108 - 129 - Botafogo, Rio de Janeiro

Copywriter Agência 3 Twigs